edição, E. Realizações, pág. Tema 8: Triángulos: Congruencia de triángulos. É esse fundo de alma, que é simplesmente a pureza natural que é corrompida já não se consegue entender mais que dois mais dois são quatro, que a galinha bota ovo. Mas, se ele já tinha o livro, como só agora ele notou esse equívoco das fotos, ele que conhecia o rosto de Martin Lings ? Ao contrário do que ele faz comigo, injuriando-me pessoalmente. A isto se deve que a ação dos corpos celestes, pela qual podem ser alteradas as potências inferiores, seja menos efetiva com relação à vontade, causa imediata dos atos humanos, do que com relação ao entendimento. Mas ela desapareceria, em troca, se nossas eleições, como os instintos naturais dos outros animais, proviessem das influências dos corpos celestes. cit., p. 36). . Também para a Gnose sufi há essa mesma oposição entre Allah e o mundo criado, pois se considera Allah como Ser, os seres criados são puro nada, somente existindo pelo que neles existe da Divindade, aquilo que Ibn Arabi chama de “proprium”, e que eqüivale ao âtmâ da Gnose hinduísta. Apenas, tendo passado um tempo razoável, deduzi que ele não me responderia. du Seuil, n*9 p. 101). conforme o testemunho da fé e as opiniões dos filósofos. 273-274). Da Gnose se poderia dizer: “plus ça change, plus c’est toujours la même chose “. 8,2 K views, 147 likes, 82 loves, 288 comments, 49 shares, Facebook Watch Videos from Academia Pitágoras: Todo lo que debes saber del examen de admisión. Os corpos celestes só influem diretamente nos corpos, segundo se demonstrou (no capítulo precedente). E daí para diante la vai a “doutrina” hindu, numa exuberante e delirante enumeração de “aspectos” da Divindade, começando por “Prakriti ou Pradhana, que é a substância universal, indiferenciada e não- manifestada em si, mas de onde todas as coisas procedem por modificação; este primeiro tattwa é a raiz ou mûla da manifestação, e os tattwas seguintes representam suas modificações em diversos graus. E mantém conceitos e esperanças milenaristas. (Cfr. Ainda que violentando a métrica por amor da verdade, parodiando Corneille, eu lhe diria: “Souffrez, que je ne l’ aprouve, ni ne l’ imite pas“. Google Chrome cit., p. 103). E você, Felipe, não acredita que Olavo acredite no que Guénon acredita? “O “pecado original”, por exemplo, costumeiramente tão difícil de ser entendido, é identificado com a queda no finito, e assim resulta claro que ele pesa sobretudo sobre aqueles que se acham no círculo da finitude” (Cardeal Joseph Ratzinger, Introduzione allo Spírito della Liturgia, p. 28). É assim que os corpos celestes não são inteligíveis em ato, porque são certos singulares sensíveis. Repare, meu caro Felipe, que Olavo fala em “absolver” o abstracionismo por seu “ranço”, indicando que ele considera a abstração como um verdadeiro pecado. Será preciso lembrar que Eckhart foi condenado pela Igreja como herege? O 3o Ponto Secundário da Doutrina Gnóstica, segundo Olavo de Carvalho: o Milenarismo. Quem afirma isso em seus livros é Henry Corbin, o maior especialista em shiismo no Ocidente, autor insuspeito, que é elogiado pelo sr. Olavo de Carvalho. Porém, Allah – que Ele seja exaltado – está isento de toda semelhança, assim como de todo rival, contraste ou oposição.” (Ibn Arabi, Tratado da Unidade). Academia Pitagoras Sede SJL. “Ele que dá ao homem a sabedoria” “Que ensina ao homem a sentença”. aparece como “a realização a mais notável – portanto a mais perigosa – da velha Heresia por excelência [a cátara]” (Marie France James, op. cit., p. 18). Voltemos ao Astros e Símbolos de Olavo, para encontrar nova confirmação de que as coisas existentes no universo emanaram da Unidade Primordial. Para Guénon, as 30.000.000 de vítimas dos “tradicionalistas”, daqueles que ele chama “os homens verdadeiros” que se danassem! A única Igreja Espiritual seria uma espécie de federação de todas as religiões numa super religião – talvez presidida pelo Papa – e reunindo todos os Homens de Boa Vontade. A unidade do mundo repousa na unidade do Intelecto, ou Logos, que é a unidade de Deus”. Citei também que Olavo chama esse núcleo comum de todas as religiões– pouco importa qual – de Sabedoria e de Gnose: “… os primeiros princípios são conhecidos por um método próprio, que é o método da sabedoria ou Gnose” (Olavo de Carvalho, Astrologia e Religião, ed. A tradução é do Instituto René Guénon de Estudos Tradicionais). Mas, como já dissemos, quando se examinam os dois sistemas, constata-se que eles praticamente coincidem. Por exemplo, há uma contradição evidente entre o primeiro ponto e o segundo. Discordância entre Olavo e Guénon? Este seria o deus do mal, pois criando, aprisionou na matéria, na razão e na moral, partículas emanadas da Divindade. Ele previne que não se caia no erro de pensar que, por não aceitar a criação ex nihilo, ele aceite o panteísmo. La rueda que sostiene es la figura de un horóscopo detallando la afinidad química con las casas, las enfermedades características, la cualidad de los signos y los planetas que los rigen. no quieres estudiar conmigo ? Academia Pitágoras sede Comas. O centro, mais volumoso, – “reino da quantidade”– avança mais devagar, mas vai ele também, embora mais lentamente, na mesma direção que as extremidades, quer da direita, quer da esquerda da duna. Também o “gnosticismo” – é óbvio – adotava a Gnose. Será que ele identificava Yahwé a Lúcifer? ←VI – 3. Como vimos anteriormente, o esoterismo sempre inclui a Gnose, conforme disse Antoine Faivre. Academia Pitágoras. (Cfr. Se a Divindade é considerada como Ser, como afirma Olavo, Deus será tido como Nada, ou Não-Ser. Ora, a advinhação provém sempre da ação dos demônios, seja porque se os invoca expressamente para que manifestem o futuro, ou porque eles mesmos se intrometam nessas inúteis inquisições para envolver em vaidade os espíritos. E por essa citação do próprio Olavo de Carvalho fica provado, mais uma vez, que ele também tem uma doutrina gnóstica. A Gnose sufi, por exemplo, segundo Schuon– um dos queridos mestres de Olavo – explica que, aquilo que é proibido no exoterismo, pode ser permitido no esoterismo. pp. cit., p. 13). Además, se fijó una jerarquía entre los elementos, logrando así tener un enfoque más totalitario, el cual nos permitió visualizar cuál cumplía una función central, así como aquellos que no se relacionaban mucho. (Olavo de Carvalho, Astrologia e Religião, ed. Texto esse que o identifica com a Gnose sufi. ” Isto colocava enfim a questão do conhecimento como sistema orgânico, ou da unidade do conhecimento (sic!). Aí está Olavo, qual profeta tupiniquim, anunciando o advento do Avatara, o Restaurador, que chegará montado num cavalo branco, qual Dom Sebastião. Os líderes radicais têm mais facilidade de assumir as alturas de comando, nas extremidades da duna popular. O que não torna a Gnose Hindu nem a Gnose islâmica menos gnósticas. A segunda razão é que a ira “de um filósofo – ou de um pretenso filósofo – não torna verdadeiras as idéias falsas que tenha defendido, nem exime do dever de contestá-lo, para defesa e esclarecimento dos vivos”. Do choque desses dois princípios internos do ser –(Yin e Yang, na Gnose taoísta) – é que provem a dialética gnóstica, que considera o ser possuindo dois princípios iguais e contrários em perpétua luta, o que provocaria a evolução contínua e faria das coisas apenas fluxo, um devir contínuo. IX.] É cristã no primeiro e gnóstica no segundo, não porque apresente aí qualquer diferença interna, mas pelo lugar que ocupa nas concepções globais de um e de outro.”(Olavo de Carvalho, AVISO 2, 17- IV – 2.001). Singular “filósofo” esse seu Olavo, que publica livros, e não admite que se os critique! Entretanto, no Livro II (c. 49 sqq.) Introdução de Olavo de Carvalho, p. 16). Aqui, só colocamos esses pontos como comprovação de uma concepção negativa do mundo, típica da Gnose. Burckhardt afirma então que Astrologia e Alquimia são ciências esotéricas, herméticas, portanto, gnósticas. Read Manual de marca pitagoras academia by Juan Soria - Retroit on Issuu and browse thousands of other publications on our platform. Como o sufismo, o Ismaelismo de Alamut distinguia a shari’a – a lei– que todos os religiosos devem obedecer, e a libertação da lei, de que usufruíam os que possuíam o Conhecimento salvador: “Mas sobretudo, distinguir-se-á claramente entre a religião eterna esotérica (dîn) que significa a obediência a um senhor (maître) único e a religião positiva (shari‘a) que consiste em decretos, limitações e obrigações expressas” (Christian Jambet, La Grande Réssurection d’Alamut, Verdier, Paris, 1990, p. 72). ←VIII – 2. Ora, Guénon tem uma concepção pessimista e depreciativa da matéria enquanto tal, pois diz: “…porque a matéria é essencialmente multiplicidade e divisão, e é, por isso, digamos de passagem, que tudo o que dela deriva só pode engendrar lutas e conflitos de todas as espécies, entre os povos como entre os indivíduos” (René Guénon, A Crise do mundo Moderno, ed. Logo, Deus só pode criar seres com perfeição relativa. Embora por alguns fugidios momentos, e que a sexualidade deixa uma tão profunda marca na alma do homem e da mulher e os afeta em um modo muito mais duradouro que quaisquer outros atos físicos” (Seyyed Hossein Nasr, Knowledge and the Sacred, State University of New York Press, 1989, p. 178). 273 were here. Quem publica livros, quer que sejam lidos. Dirigido a estudiantes de 5to de secundaria y egresados de secundaria sin preparación previa. Guénon não faz a distinção entre milênio e utopia, mas diz: “A esse propósito, há ainda um ponto sobre o qual temos de nos explicar de modo mais preciso: os partidários do “progresso” têm o hábito de dizer que a “idade de ouro” não está no passado, mas no futuro; a verdade, bem pelo contrário, no que diz respeito ao nosso Manvantara é que ela é realmente do passado, visto que não é outra coisa senão o próprio “estado primordial” (René Guénon, O Reino da Quantidade, pp. Daí a primeira oposição entre Divindade e Deus, este considerado como o primeiro Ser. O budismo possui uma perspectiva prática similar mas, é claro, com um pano de fundo metafísico diferente, à medida que pertence a um universo espiritual diferente.” (Seyyed Hossein Nasr, Knowledge and the Sacred, State University of New York Press, 1989, p. 156, nota 13). ë claro que a Igreja neste último sentido está com a verdade, mas só neste último sentido. Por tanto no pretendo emular a nadie ni sustituir a otros, tampoco sentar cátedra de nada. A Gnose se revolta não apenas contra o mal físico, mas vai mais longe: revolta-se contra a limitação do ser criado, julgando essa limitação um mal em si mesmo. E, mais do que distinta, como oposta a Deus: se, a Divindade é Ser, Deus seria Não-Ser; se a Divindade é o Não-Ser, Deus é que seria o primeiro Ser. Horario: Lunes, miércoles y viernes de 8:00am a 1:30pm. Assim, o centro da realidade universal está por toda a parte, onde quer que exista uma presença. A palavra advinhação significa anúncio antecipado de acontecimentos futuros, os quais se podem conhecer de duas maneiras: em suas causas e em si mesmos. Portanto, mais do que transmutar chumbo em ouro, a Alquimia visa colocar em contato a partícula divina oculta no homem com a própria Divindade, a fim de realizar a Identidade Suprema, isto é, transmutar o alquimista em Deus. Esse texto de Olavo é uma terceira confissão. O conhecimento a que Olavo se refere é de fato um conhecimento divino e divinizador, e que dá a explicação de sua esotérica definição de Filosofia. “Nós veríamos essa confusão do cósmico e do divino… mais nos evolucionistas católicos do que em Guénon, e nós não compreendemos como se pode acusar Guénon de gnosticismo e de idealismo platônico, e, ao mesmo tempo, de “cosmolatria”. Os futuros acontecimentos deste gênero não podem ser conhecidos com certeza em suas causas, mas apenas por certas conjeturas. San Felipe Windows 8.1 o superior Olavo elogia e recomenda Schuon para seus alunos e leitores: “É ainda nos Estados Unidos que se encontra hoje o mais poderoso núcleo de resistência ao avanço do ateísmo oficial – o que abrange desde as comunidades que se organizam contra a lei do aborto até a elite espiritual concentrada em torno de figuras como Seyyed Hossein Nasr – exilado iraniano -, Huston Smith, Victor Danner e outros, profundamente influenciada pelo pensamento de Frithjof Schuon, homem espiritual de primeiro plano e formulador do único método válido já concebido para a comparação e aproximação das religiões.”. Deus, os anjos, a alma não são materiais, mas são seres objetivos, reais. Conforme isto, o entendimento e a vontade receberiam a influência de tal estrela a seu modo. tanto che, per ficar lo viso a fondo Lendo os livros e artigos dele, lembrei-me da frase jocosa de um jornalista sagaz – Antonio Carlos Fon –, ao me entrevistar, anos atrás: “Jornalista é um homem que sabe tudo de nada, e nada sobre tudo”. Só “uma mente pobre de discernimento” de qualquer tipo não reconhecerá que Burckhardt disse a verdade: a Alquimia é ligada à Gnose. Nasr reconhece, com Guénon, que o termo sânscrito jñãna significa Gnose: “O termo jñãna implica em conhecimento principial que conduz à libertação e está relacionado etimologicamente com gnose, a raiz gn ou kn significando conhecimento em várias línguas indo-européias incluindo o inglês.” (Seyyed Hossein Nasr, Knowledge and the Sacred, pág. ←X – Eclesiologia Gnóstica e Ecumenismo Radical, ←X – 1. Essa doutrina tipicamente gnóstica é repetida por Olavo, noutra passagem de outro de seus livrecos, que já citamos, mas na qual queremos, agora, frisar a idéia de emanação. O itálico é meu.). “O que nós temos em vista, neste livro como nos precedentes, é, afinal de contas, a scientia sacra ou a philosophia perennis, a gnose universal que sempre existiu e que sempre existirá” (Frithjof Schuon, Comprendre l ‘Islam, ed. Como você vê, de novo, fica patente a Gnose hindu propalada por Guénon. Acredito que há princípios morais universais, permanentes, que a inteligência discerne por baixo da variação acidental das normas e costumes, e acredito, enfim, que há o certo e o errado. Não disse nem qual é a religião dele, nem se considera Guénon um gnóstico. Tudo quanto ocorre nos corpos inferiores por influência dos corpos celestes ocorre naturalmente, posto que estão naturalmente colocados sob eles. Não se trata, de maneira alguma, de astrologia preditiva – científica ou não, dá na mesma –, nem de astrologia psicológica no sentido tão amplamente disseminado pelos junguianos. Indiscutivelmente hábil. A Fé seria coisa de teólogos raciocinadores. Mas a grande falsidade desta opinião aparece desde o momento em que vemos que – como diz Boécio em dito Livro –o entendimento compõe e divide, e compara o supremo com o ínfimo, e conhece os universais e as formas simples, que não se acham nos corpos. cit. A libertação exige a violação da lei moral, o desprezo dos 10 mandamentos. MF James, op. 41-42; G. Scholem, A Mística Judaica (Major Trends in Jewish Mysticism), Ed Perspectiva, São Paulo, 1972, p. 48). Olavo faz o mesmo, na sua já citada aula: Crítica e Conselhos à Igreja Católica (Bloco 8), debocha das regrazinhas morais, e desvaloriza especialmente o nono mandamento. A capacidade abstrativa do homem o levaria a recortar o todo em conceitos, formando um imenso puzzle que o homem já não sabe reconstituir, criando a ilusão de que o Todo, a unidade não existe. Astros e Símbolos, p. 60). 70-71). Segundo Scholem, o antinomismo do cabalismo Franckista era mais radical que o dos gnósticos carpocráticos: “É seu costume (dos sabataianos, seguidores de Jacob Franck, no século XVIII) que, com a vinda de Sabatai Tzvi, o pecado de Adão já estava reparado e o bem resgatado do mal e da “escória”. Prepárate para San Marcos o la UNI en modalida presencial y virtual. “Como dizem os alquimistas, o “corpo” deve se tornar “espírito” e o “espírito” deve se tornar “corpo” (Titus Burckhardt, op. precedente: “Daqui também…”). O sr. Olavo de Carvalho me apresenta quatro itens fundamentais da doutrina gnóstica, lançando-me um repto para que eu prove, se for possível, que sua doutrina contém esses quatro pontos. A Defesa da Astrologia por Olavo. Aproximaciones antropológicas a las experiencias educativas de niños, niñas y jóvenes peruanos, CONOCIMIENTOS Y AUTOEFICACIA DE PROFESORES PARA EL USO DE TIC EN EL TRABAJO CON ESTUDIANTES CON NECESIDADES EDUCATIVAS ESPECIALES (pág 64-71), Las condiciones institucionales de la docencia en universidades iberoamericanas, VI Jornadas Nacionales y II Latinoamericanas de Ingreso y Permanencia en Carreras Científico-Tecnológicas LIBRO DE ACTAS, Validación de un instrumento para la evaluación colaborativa de la escritura digital de textos académicos, XV Symposium Internacional sobre el Prácticum y las Prácticas Externas “Presente y retos de futuro”. Nesse caso, as razões que determinarão a passagem serão objetiva e subjetivamente válidas (…)” (Frithjof Schuon, A Unidade Transcendente das Religiões, Trad. Não adianta afirmar que ele tem 99% dos seus órgãos sadios: havendo um órgão com câncer, o indivíduo é canceroso. 2- Para Gnose, dever-se-ia distinguir Divindade e Deus. Era dessas “entidades” do outro mundo, que Guénon tomava os seus pseudônimos. A mulher viu que a árvore era boa para ser comida, e que dava prazer aos olhos e tomou da fruta arrancou-a e a comeu – dando logo admissão para a inclinação má – e deu-a também para seu marido com ela: era ela agora que procurou despertar desejo nele, de modo a conquistar seu amor e afeto”(Zohar, I, 49, b.). Foram esses “socialistas cristãos”, condenados por Pio XI na encíclica Quadragésimo anno, os pouco inocentes e muito úteis aliados de todas as ações marxistas nos últimos tempos, desde a propaganda na mídia, até a guerrilha. p. 97). Só se pode ter realmente sabedoria na obediência à lei. Estes podem ser previstos com certeza e anunciar-se com anterioridade pelo simples exame de suas causas, como os astrólogos anunciam os futuros eclípses. afirma que a Gnose de Guénon é a mesma que a das seitas dos primeiros séculos do cristianismo: “De um lado nosso Frade Carmelita acha “traços das idéias as mais caras a Guénon nos gnósticos do primeiro século de nossa era, em certas seitas mais vivazes da Idade Média, talvez entre os Rosa Cruz do Ocidente”(Marie France James, op. Academia Pitágoras sede Comas. I). Noutra passagem de um de seus livros, Olavo diz: ” No que diz respeito às ciências tradicionais, como a astrologia, a geometria, a alquimia, etc., é evidente que nenhuma delas tem a menor possibilidade de ser corretamente compreendida fora do quadro de um esoterismo completo e vivente, ao qual sé se tem acesso, precisamente, por meio do compromisso com um exoterismo ortodoxo”(Olavo de Carvalho, Astrologia e Religião, p. 13). “Descoberto sob a dupla aparência de consciência e de presença, é o mesmo Logos, a mesma Inteligência que se manifesta dentro e em torno de nós, que dialoga comigo sempre que um homem vê uma pedra e a pedra é mostrada ao homem”(Olavo de Carvalho, artigo Lux in Tenebris”, in Jornal da Tarde, 25- XII- 1997). Perú a 1 cdra. Porém, o entendimento prescinde totalmente do tempo em sua operação, como também de lugar, porque considera o universal, que está separado do tempo e do espaço. Será que ninguém percebera, ainda quando Guénon estava vivo, que ele defendia e propagava a Gnose? Veja essa, que ele confessa ter colado de Schuon. Posso assegurar que a Srta. 450 A C.) (Olavo de Carvalho, Fronteiras da Tradição, p. 51). Este segundo jasad é portanto uma formação pertencente ao mundo intermediário, ao mundo do barzkh ou mundus imaginalis; ele tem por conseqüência dimensões mas diferentemente do primeiro jasad, ele não é um corpo acidental, é um corpo essencial e imperecível; é o corpo elementar subtil, o corpo de “carne espiritual”, caro spiritualis. ←IV – Análise dos Quatro Itens da Gnose, segundo Olavo…(…a nível de enciclopédia popular), 1* Item da doutrina Gnóstica, segundo Olavo de Carvalho. E todas essas expressões significam GNOSE. Veja, meu prezado Felipe, como Guénon considera o Demiurgo criador – isto é, o Deus que a Igreja Católica adora – como mau: “Isso nos leva a considerar ao Demiurgo como um reflexo tenebroso e invertido do Ser, já que na realidade não pode ser outra coisa”. “Mas é preciso, ademais, que esse homem de erudição – [Homem de valor extraordinário! p. 97). Porém, unicamente se move o que é corpo, como se prova no Livro VI da “Física”(c.4,1; 234b). Olavo não só traduziu este texto gnóstico de Guénon, ele repete essa doutrina escrevendo: “Sem dispensar os meios racionais – e, ao contrário, fazendo deles uma utilização cujo rigor deixa para trás tudo aquilo a que a filosofia profana está acostumada – a metafísica requer, além deles [dos meios racionais], uma “centralização” do sujeito cognoscente no único ponto-chave em que ele, criatura contingente, participa do Absoluto, e em seguida uma “ascenção’ na qual ele abandona sua dimensões puramente individuais e se “reintegra” no Absoluto. cit. Para completar, nessa mesma entrevista, ele declarou: “Eu defendo uma idéia não porque ela seja de direita ou de esquerda, mas porque coincide com a realidade do momento. Ao que Olavo respondeu: “Não tenha a menor dúvida! Por isso, algumas das seitas gnósticas deste último tipo condenam o ato sexual como perpetuador da matéria e do aprisionamento dos éons divinos nos corpos materiais. O mal é ontológico. Quando ele fizesse essa identificação, ele teria o conhecimento absoluto que o identificaria com a Divindade, e mesmo, com todas as consciências, agora divididas nas coisas criadas. Como, então, acreditar num autor que publica um texto com essas características? 22 me gusta,Video de TikTok de Academia César Vallejo (@cesarvallejo.academia): «Ayer inició las clases en la nueva sede Comas Motivando a la puntualidad, tuvimos sorpresas para nuestros primeros 3 estudiantes que ingresaron a la sede #academiacésarvallejo #repasouni #cicloescolar #cicloverano2023 #cicloverano #preuniversitaria».Inicio de clases Sede Comas Wild . Pior ainda. Estamos, assim, às portas da metafísica pura, mas isto será assunto para outra ocasião” (Olavo de Carvalho, Astros e Símbolos, p. 44. Essa forma de realidade intermediária foi denominada em latim mundus imaginalis, e o termo “imaginal” pressupunha uma distinção radical entre ela e o “imaginário” (Olavo de Carvalho, Astros e Símbolos, p. 60). Garcilaso de la Vega 1550, Lima., 15046 Lima, Peru “Se nós chamamos subjetivo aquele que conhece, e objetivo o que é conhecido, então o conhecer autêntico (das Wahre Erkenen) ou o em si do conhecer(das an-sich des Erkenens), não é nem um, nem o outro, nem um sujeito cognoscente, nem um objeto conhecido, mas a unidade absoluta de ambos. Exatamente como ensina a Gnose. (cfr. Repare então, meu caro Felipe, a modéstia de Olavo ao dizer: “Denomino a esta doutrina intuicionismo radical“, como se fosse ele o criador dessa doutrina, que ele colou de Guénon! (Olavo de Carvalho, Astros e Símbolos, ed cit. Repare, Felipe, que Olavo não está aplicando a palavra “linguagem” de modo antropomórfico para Deus, pois ele diz que a linguagem é uma faculdade divina e humana, comum a Deus e ao homem. Jamais a metafísica, em virtude de seu próprio nome, poderia confundir o mundo manifestado com seu Principio Eterno”. (Olavo de Carvalho, aula citada p. 21). Isto deu origem também à opinião dos estóicos, os quais diziam que o conhecimento intelectual era causado em nós pela impressão das imagens dos corpos em nossas mentes, como em um espelho ou em uma página, que recebe as letras impressas sem fazer nada por sua parte. “O Deus pessoal das ‘religiões jeovaistas’, para Matgioi, estava na origem de [sua] enfermidade intelectual.” (J.P. Laurent, Le Sens Caché dans l’oeuvre de René Guénon, p. 157, apud Marie-France James, Ésotérisme et Christianisme autour de René Guénon, p. 80, nota 33). Sem radicalismos. Essa união – ou melhor, identificação – do sujeito conhecedor e do objeto conhecido, quer seja o objeto uma criatura, quer seja a própria Divindade, faz da filosofia romântica uma forma de Gnose. Primeiro, quando a influência dos corpos celestes nos corpos exteriores é para nós uma causa de alguma eleição, por exemplo, quando por disposição dos corpos celestes se esfria o ar intensamente, elegemos aquecer-nos junto ao fogo, ou outras coisas, em consonância com o tempo. Aceita ele que existe um mundo imaginal, sutil? E o próprio Tourniac demonstra sua simpatia pela Gnose ao colocar como epígrafe de seu livro nada menos que uma citação do Zohar! Defendendo-o doutrinariamente, ele admitiu que aceitava pelo menos o núcleo do guénonismo. O esoterismo, por natureza, é velado, e usa códigos secretos e anfibologias para mascarar seu verdadeiro pensamento. Ele me diz ainda que não basta ter uma ou outra idéia gnóstica, para que se considere uma filosofia como enquadrada no sistema herético. Preocupei-me apenas com a doutrina. A mesma negação da criação ex nihilo pode ser lida no livro Esoterismo Islâmico e Taoísmo, versão castelhana. Cristo teria sido apenas um dos que se redimiu, um profeta – como pretende o Corão – mas não Deus encarnado. Para Olavo, então, a flor, os planetas, os bichos, de certo modo, também conhecem! cap. Itálicos e sublinhado do original; negrito nosso.). Isso tudo, foi dito em um artigo que dizia respeito ao nascimento do Logos, num artigo de Natal, quando a luz de Deus nasceu em Belém… Lux in Tenebris. A detailed study of the Fuster Academy, divided into sections that treat the history of its foundation and methodology, its development after the death in 1938 of it founder, Josep Fuster, and the fame and prestige it acquired therefor. Espanta constatar como “indivíduos” gnósticos, defensores de um ecumenismo radical, mantenham “links” com “capelas” tradicionalistas, que se dizem anti ecumênicas, e com a benção de quem coloca como prior-idade sua raivinha pessoal, acima mesmo da defesa da fé. Depois de mostrar que, se há distinção entre sufismo e shiismo, Henry Corbin diz: “Todos esses elementos [da doutrina shiita] podem ser encontrados, certamente, no sufismo e na metafísica do sufismo a ponto de dar a impressão, quando se trata do sufismo sunita, de um shiismo que não ousa mais dizer o seu nome” (Henry Corbin, op cit Vol I, p. 83). Nos homens, além do corpo material, a própria alma racional seria um cárcere da partícula divina, pois a razão mostraria ao homem o mundo como inteligível e bom, enganando o homem que, entendendo o mundo, já não quereria sair dele. Edmund Husserl é maior que Hegel ou Kant. Guénon – de cuja doutrina O de C. pretendeu ser um eco prolongador – também escreveu : “Do que precede resulta que o homem, na sua existência terrena, pode libertar-se do domínio do Demiurgo ou do Mundo ílico, e que essa libertação se opera mediante a Gnose, isto é, mediante o Conhecimento integral” (T. Palingenius, aliás, René Guénon, Le Demiurge, in Mélanges, Centro Studi Guénoniani, Venezia, 1978, p. 27. “. E ainda ele se espanta que eu o tenha acusado de defender a Gnose e de ser gnóstico! Essa idéia é confirmada em outras passagens desse livro. Prepárate para San Marcos o la UNI en modalida presencial y virtual. Dizer que é católico, afirmando coisas absolutamente contrárias à doutrina católica, isso não! Se não fosse a imprecisão final entre vontade, razão e entendimento, se poderia dizer que Olavo, desta vez, exprimiu bem o que ensina São Tomás. Nasr o reconhece a seguir, ao afirmar que tanto faz chamar a Divindade de Ser ou Não-Ser, desde que se Lhe oponha o mundo: “Ela [a Divindade] é Vazio se o mundo é encarado como plenitude e Plenitude se o relativo é percebido à luz de sua pobreza ontológica e vazio essencial. Iniciar sesión. Se nada é causado por um corpo senão enquanto que, ao se mover, move, é preciso que tudo o que recebe a impressão de algum corpo se mova. É como se ele perdesse o rumo, quando escreve…. E a palavra Gnose é do próprio texto de Burckhardt. Se isso não é relativismo moral e revolta contra a lei de Deus, o que será revolta e o que será relativismo? O princípio maior é a lei da analogia, mediante a qual o grande e o pequeno, o macrocosmo e o microcosmo, a matéria e a consciência, têm uma estrutura e uma dinâmica semelhante, já que são apenas faces diversas do mesmo fenômeno” (Olavo de Carvalho, Os Astrólogos Estão de Volta, in Planeta, Janeiro de 1978, no 64,p. A vontade está na parte intelectiva da alma, conforme consta pelo Filósofo no Livro III “Da Alma”(c. 9, 3; 422 b). Porque, com essas palavras, não encontrei versículo nenhum no Apocalípse de São João. 4:Se os corpos celestes são causa dos atos humanos. É também muito importante para informar os ingênuos que René Guénon colaborou numa revista fascista. Em minha carta “Silêncio Inteiro“, citei o seguinte texto de Olavo numa entrevista: “Eu sou ecumênico radical: católico- protestante- islâmico – judaico- budista- hinduísta. Por isso, a Sagrada Escritura atribui também a causa de nosso entender, não a corpo algum, mas a Deus: “Onde está Deus que me criou, que dá cânticos na noite, que nos dá inteligência maior que aos animais da terra e nos faz mais sábios que as aves do céu? O ser criado, para a Gnose, seria puro fluxo, e não propriamente Ser. Daqui que os estóicos foram os primeiros em sustentar que a vida dos homens é guiada por certa necessidade fatal. Ser é ser um” (Olavo de Carvalho, Fronteiras da Tradição, p. 26). Se se pergunta por que meio se chega a conhecer o Si mesmo, isto é, o “proprium“, a alma, e a conhecer a Allah, a resposta é : a via até estes dois conhecimentos está indicada com essas palavras: Allah é, e o nada com Ele. Portanto, para Guénon, as palavras “Metafísica”, “Conhecimento” – e poderíamos acrescentar “Tradição” ou “Grandes Mistérios”, como escrevi em carta anterior, citando Martin Lings – significam Gnose, termo este que Guénon cuidadosamente evita, para não ser desmascarado como gnóstico. Foi a Güido de Montefeltro. ←IV –  9. ” 2o) Há um segundo jasad que chamaremos Jasad B; ele é escondido e oculto a nossos olhos no jasad A; ele também é uma formação elementar, mas, diferentemente do primeiro, não são os elementos terrestres perecíveis, os de nossa Terra material que o constituem; são os elementos – arquétipos ou elementos subtis da “Terra de Hûrqaliâ”. 92, a. E, realmente, Guénon recusa expressa e taxativamente o panteísmo: Para Guénon há unidade do Ser, o que, à primeira vista, levaria a dizer, a quem examinasse a questão superficialmente, que Guénon defenderia um panteísmo crasso, o que está bem longe do que ele pensava, pois ele coloca uma diferença fundamental entre o “Principial” e o mundo das criaturas (o conjunto do manifestado, para usar o neologismo de Guénon), este mundo é ilusório e não metafisicamente real. A Astrologia espiritual que desemboca numa angeologia e numa teologia, exigiria “conhecimentos de metafísica”. Só que não foi a Dante que isso foi dito. Portanto, – e não “pourtant” – Olavo afirma que a inteligência que “habita” o homem, é divina. Depois desse texto obscuro, Guénon coloca a seguinte nota 9: “9. 84 e 85), a que Olavo se refere, assim como da Suma Teológica, em que São Tomás trata da influência dos astros, condenando a tese astrológica de que os astros influem em nosso intelecto e em nossa vontade). (cfr. Os homens, ao pretenderem traduzir essa revelação interior em palavras, sempre a deturpariam, porque a palavra humana é essencialmente incapaz de descrever o inefável, de “desenhar o invisível”. A Igreja nunca ensinou que o Espírito Santo dá uma revelação pessoal, nem muito menos que Ele tem uma ação natural. Olavo deixara entrever que a Astrologia espiritual exige uma iniciação. Veja, meu caro Felipe, estas outras citações de Steffens e de Gusdorf, como se coadunam com a doutrina de Guénon e de Olavo: “A verdade não é uma construção do espírito, mas uma reintegração na totalidade, uma reconciliação dos opostos; o sujeito e o objeto só se excluem num primeiro momento em que as evidências da separação superam as invidências unitivas”(G. Gusdorf, Le Romantisme, Vol. 2) Que, ao contrário do que diz Guénon, o Principial seria Ser ou Supra Ser. Pois declara: “…há catolicismo, sim, no Brasil, mas reduzido às suas manifestações mais externas e menos espirituais: o moralismo sexual enervante, ostensivamente violado e sempre objeto de chacota (erigida mesmo em gênero literário)…” (Olavo de Carvalho, O Futuro do Pensamento Brasileiro, 2a. Ele é agora tal como era” (Ibn Arabi, Tratado da Unidade). E tão apropriado que me dispensou de colocá-lo). Seria mais uma “Astrologia tomista, cristã”, do que Fluddiana e gnóstica. O homem tem interioridade auto consciente, e por isso seu conhecimento de Deus não está tanto na sua forma sensível, mas na sua consciência de Deus, e nas conseqüências existenciais que ele tora dessa consciência” (Olavo de Carvalho, Astrologia e Religião, p. 26). Ora, Olavo proclama que tem um conhecimento esotérico – portanto, gnóstico – que lhe permite possuir a verdadeira e correta compreensão da Astrologia. Por isso não se poderia “provar” cientificamente a existência da energia vital ou cósmica (pelo menos com os recursos habituais da ciência atual” (Olavo de Carvalho, art cit., p. 1). Horario: Lunes, miércoles y viernes de 8:00am a 1:30am. Como dissemos, o sr. O de C. abraçou a defesa de René Guénon escrevendo-me uma carta contraditória. Creio que você conhece o texto de Ezequiel, no qual ele mostra como Deus levou o Profeta, em visão, ao interior do Templo de Jerusalém, através de uma porta secreta que existia na parede do Templo. Nele Guénon afirma que o “Si” é igual ao Atmâ, que é igual a Brahma. O negrito é do Olavo. Safari, *Dispositivos: Altavoces o audífonos (necesarios) Micrófonos y/o cámara web (opcional), Copyright 2023 - Empresa: Asociación Educativa Carlos Linneo, Estamos muy contentos de recibirte en nuestra sede acondicionadas para tu comodidad. Veja, segundo Etienne Gilson, o que afirmava Averróes (Ibn Rochd) sobre o Intelecto uno e divino. Av. Tema 8: Triángulos: Congruencia de triángulos. identifica a doutrina de Olavo com a Gnose. James. No Natal de 1997, Olavo publicou um artigo intitulado Lux in Tenebris. Em tudo haveria uma partícula da Divindade (Brahma). E como ele colocara nesse mundo também os seres mitológicos como o centauro, eis que os personagens bíblicos ficam reduzidos ao nível dos centauros e capricórnios do zodíaco…embora ele diga que “o mundus imaginalis é o âmbito das hierofanias, das aparições sacrais”(Olavo de Carvalho, Astros e Símbolos, p. 61). Em conformidade com esta sentença, seguia-se que nossas noções intelectuais ser-nos-iam impressas principalmente pela influência dos corpos celestes. Desse modo, Deus enquanto relacionado com as criaturas é Ser, e é Ser de todas as coisas. Querer seria o pecado da vontade. “É impossível negar que os mais ilustres sufis, ao mesmo tempo que, por definição, eram gnósticos, foram também um tanto teólogos e um tanto filósofos, ou que os grandes teólogos foram ao mesmo tempo um pouco filósofos e um pouco gnósticos, esta última palavra devendo ser entendida no sentido próprio e não sectário”(Schuon, Le Sufisme, Voile et Quintessence, Paris, 1980, p. 105; apud Nasr, Knowledge and the Sacred, p. 91, nota 46). Que estranha definição de Filosofia a de Olavo. Esta citação é preciosa doutrinariamente, pois que afirma a existência de uma faculdade no homem de ordem “metafísica” e supra individual, que não deve ser confundida com a razão. Porém, há nisto uma diferença grande entre ambas as potências. Isto não seria possível se os corpos celestes não movessem a vontade humana. Esse texto também bastaria para provar que a doutrina do sr. Olavo de Carvalho é gnóstica, pois aí ele afirma a tese central da Gnose: que pelo Conhecimento, o homem se identifica com o Absoluto, isto é, com Deus. Microsoft Edge Ora, admitir um processo ou evolução interna na Divindade é doutrina típica da Gnose. (R. Guénon, op. E prossegue Olavo, impertérrito, em suas afirmações gnosticamente descabeladas: “E é no mundo imaginal que reencontramos então os anjos e os personagens todos das narrativas bíblicas e mitológicas, como formas de realidade que não se reduzem nem ao nosso psiquismo subjetivo, nem a uma objetividade meramente exterior” (Olavo de Carvalho, Astros e Símbolos, p. 43). Olavo de Carvalho, repete de modo menos inteligente, essas mesmas doutrinas de Guénon., dizendo que: “Deus não está acima de nós no sentido em que o capitão está acima do tenente” (Olavo de Carvalho, artigo “Verdade sem dono”, in Jornal da Tarde, 2- X- 1997). [Este sofisma é assim refutado por São Tomás]: “3. Logo, o conhecimento “tradicional” identifica o homem a Deus. Por outro lado a Alquimia tem como verdade e certeza que a matéria é espírito cristalizado, e que o espírito é matéria sublimada. Falando do conceito dialético do ser de Hegel, ele já havia afirmado – sem qualquer restrição – que: “Em outras termos: ser é devir” (Olavo de Carvalho, Astros e Símbolos, p. 32). Essa superioridade seria tal que Olavo escreveu: “Para algumas pessoas, buscar a sabedoria eliminaria a fé, o mistério. Logo, na medida em que ele aceita as idéias desse sistema sectário – e Olavo as aceita em bem larga medida, senão completamente – nessa medida, Olavo de Carvalho é gnóstico. O que é lei, o que é proibição e obrigação para os religiosos, é lícito para os iniciados, para os que atingiram a união com a Divindade. 23). Nesse item se classificam os cátaros, os espirituais franciscanos, os Dolcinianos, os Irmãos do Livre Espírito, os Gibelinos, e, modernamente, os socialistas ditos cristãos, como Dom Casaldáliga, Frei Betto, e o ex frei Boff, assim como os “miserabilistas” do famoso Pacto das Catacumbas. O pesadelo é livre…, Os autores dessa escola se dizem Esotéricos, seguidores da Sophia Perennis = da Metafísica Tradicional = da Tradição primordial que, como já demonstramos, eles mesmos confessam que é a Gnose. Então, para Olavo de Carvalho, – exatamente como para Guénon e Schuon –Conhecer é Ser. Microsoft Edge Portanto, quando Olavo de Carvalho, adepto de Guénon, fala em Conhecimento Tradicional, deve-se entender Gnose. Como Olavo era sincero quando escrevia na Planeta! Daí, Olavo conclui que ela dizer–baseada em documento, e eu citá-la — que Guénon tomava ópio e haxixe, seria “induzir em falso testemunho”. Ora, Schuon também diz que a Sophia Perennis (a Sabedoria Perene) é acessível somente aos “gnósticos”, aos “pneumáticos”, aos “teósofos”: “Quanto à Sophia perennis, trata-se do seguinte: há verdades inatas no Espírito humano, que apesar disso estão em certo sentido enterradas nas profundezas do ‘Coração’ – no puro Intelecto – e são acessíveis apenas a quem for espiritualmente contemplativo; e essas são as verdades metafísicas fundamentais. Nessa mesma entrevista, foi dito a Olavo : “Esse seu pensamento é muito parecido com o de parte da esquerda. Já citamos e explicamos a frase abstrusamente arrevesada de Olavo que alude à queda da Divindade como causa e raiz do mal do universo criado: Essa mesma tese da unidade do ser é proclamada por Olavo, de modo ambíguo, ao escrever: “Ser e unidade são sinônimos. “Os três livros que eu escrevi sobre Astrologia foram redigidos para um grupo de pessoas que estavam metidas até a goela no esoterismo islâmico. No Primeiro caso, a criação, foi humanamente corrompida, enquanto que, no segundo, essa corrupção é o fruto de uma deficiência não mais ética, mas ontológica: para os gnósticos, se a criação é má e corrompida, ele o é porque é a criação de um deus que não é verdadeiramente Deus, a gnose introduz uma distinção entre o demiurgo e o Deus verdadeiro” (Michel Barat, Le Dualisme de la Gnose et L ‘Image Symboliquemente double de la Femme, in Les Cahiers Jean Scot Erigène, I, Images de l’Homme e Iniciation, ed. Yo estuve en 3 academias (pitagoras, pamer y aduni) y este es mi top three: mm creo que esas son casi iguales o identicas. La WebQuest: una herramienta disponible en la Web 2.0 que permite renovar las prácticas docentes. Veja que curioso: Guénon e Leonardo Boff se encontram na Teologia da Libertação, um pela via do marxismo racionalista, outro pela via da Gnose irracional. 51-52). O termo “Imutável”, em si mesmo, não significa que a Divindade não tenha se transmudado no Cosmos. Por isso também ele opõe a intuição tradicional que dá a Sabedoria ou Gnose à Filosofia racional que se fundamenta numa análise dos dados materiais destituídos de verdade e de sentido. Tem mais com o segundo. Dispenso-me de continuar a citação destes delírios gnósticos. (Cfr. Os Tai Ping foram revolucionários que, na China imperial do século XIX, procuraram estabelecer um Reino messíânico, igualitário e comunista. No Centro está a virtude…Moderadamente cúmplice! E Heráclito também pode ser apontado como um filósofo de pensamento gnóstico. Pode ser, se se considera que nem um Avatara – que bicho será esse? É somente no contrário, na sua própria tradição e na religião de Cristo, que o Ocidente encontrará a força de se reformar a si mesmo na verdadeira ordem, e a força de ensinar a orgulhosa sabedoria do Oriente. Olavo, o tolerante, ecumênico e “Pacífico Servidor da Unidade e da Conciliação”, I – 7. E deste modo pode ser verdade o que diz Ptolomeu no “Centilóquio” (Sent. Pois aqui não se trata de conhecimentos esparsos, mas de um saber perfeitamente integrado, no eixo de uma realização espiritual pessoal (…)”(Olavo de Carvalho, Astros e Símbolos, p. 21). 1968, pp. Sabe que vai mudar…, Acreditar em seu anti comunismo é, então, uma questão de confiança…no fluxo…. Guénon recusa terminantemente a criação ex nihilo, ensinada pelo Catolicismo, assim como recusa o Panteísmo. Recomendado para estudiantes de 3° de secundaria. Assim proclamava a lei agrária dos Tai ping: “A distribuição da terra é feita em conformidade com o tamanho da família, sem consideração de sexo, só levando em conta o número de pessoas: maior número, mais terras receberão(…) Todas as terras sob o Céu pertencem a todos os homens sob o céu.