educ.,_ São Paulo ,_ n. 34,_p. A questão 3 era aberta e discursiva, solicitando que o participante apontasse os pontos positivos e negativos do projeto. It is divided into three parts: (1) the problematization of the teaching practice, highlighting the importance of mediation and cognitive development of students with disabilities; (2) the description of the teacher training experience, which provided opportunity to propose and debate inclusive practises, and (3) the discussion of the results and possible contributions of Vygotsky’s studies to the reality of the inclusive school classroom. This proposal is established from the feeling of uneasiness over the teachers that work with students with cognitive and mental disability and are unprepared to deal with them. 1 UNIVERSIDAD NACIONAL AUTÓNOMA DE MÉXICO FACULTAD DE FILOSOFÍA Y LETRAS SISTEMA DE UNIVERSIDAD ABIERTA LICENCIATURA EN PEDAGOGÍA Nombre del Curso: Psicología de la Educación II 3, pp. Trata-se de um processo em que esses elementos se interpenetram desenrolando o fio da existência humana na sua totalidade. Há, portanto, uma relação entre a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-critica, sendo que ambas podem contribuir para alterar qualitativamente a prática docente. Nesse contexto, podemos usar o termo função psicológica superior, ou comportamento superior com referência à combinação entre o instrumento e o signo na atividade psicológica (VYGOSTKY, 1991, p. 40). Ressalta-se, assim, que é importante adotar novas práticas e desenvolver instrumentos adequados para superar a educação tradicional já implantada, isto é, excludente. El més important de la seva obra, naturalment, es desenvolupa en el context de la Rússia revolucionària, abans de les purgues stalinistes. (2012), em cursos de formação oferecidos aos professores, percebe-se que estes parecem conhecer, ao menos de modo superficial, uma ou outra teoria, sabem falar sobre elas e tomam partido de uma ou outra, reconhecem seus principais conceitos. Biografía de Lev Vygotsky. Se for negado à pessoa com deficiência, a educação e, por consequência, o trabalho, nega-se a ela a oportunidade de produzir sua própria existência e seu exercício de cidadania. A criação dos conceitos ocorre pelo fato de os signos (palavras/símbolos) representarem abstratamente objetos concretos. (2005), salvo em caso de lesões fisiológicas diagnosticáveis, qualquer estudante é capaz de construir novos conceitos e aprender como processo de mediação, desde que se encontre em uma etapa propicia do desenvolvimento ontogênico. MARX, Karl. Pode-se citar, como exemplo desse dilema, a exposição feita por Saviani (2013), na conclusão da obra História das Ideias Pedagógicas no Brasil, em que o autor afirma que os professores formados nos finais das décadas de 1970 e 1980 tinham uma "cabeça" escolanovista, isto é, absorveram o ideário da Escola Nova, contudo, em suas práticas educativas, não havia condições para efetuar seus ideais, pois sua formação não estava adequada às condições em que teriam de atuar, pois as instituições permaneciam conformadas à escola tradicional. INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. O conceito dialético de mediação na Pedagogia Histórico-Crítica em intermediação com a Psicologia Histórico-Cultural. Edición, prefacio y notas de Guillermo Blanck Educação e Contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. 135-146 Vigotsky: la escuela y la subjetividad Edgardo Ruiz Carrillo 1 Luis Benjamín Estrevel Rivera Facultad de Estudios Superiores Iztacala Assim, faz-se necessária a reflexão se os instrumentos mediadores utilizados em sala de aula são adequados para proporcionar a inclusão, ou seja, levam em consideração as especificidades do aluno com deficiência em seus usos e concepções, para proporcionar um melhor ambiente inclusivo. El libro PSICOLOGIA Y PEDAGOGIA de LEV SEMONOVICH VIGOTSKY en Casa del Libro: ¡descubre las mejores ofertas y envíos gratis! A tensão existente entre a formação e a prática docente é recorrente dentro das instituições de ensino. (3) A grande importância da educação inclusiva e da adequada formação dos professores, pois é na infãncia que se começa o aprendizado para o mundo do trabalho (e emancipação). CURY, Carlos R. Jamil. Afinal, a educação inclusiva tem qual objetivo e quais contribuições a pedagogia histórico-crítica e a pedagogia histórico-cultural podem oferecer nessa questão? SAVIANI, Demerval. Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Um ponto importante para alcançar esse objetivo é buscar o desenvolvimento de uma linguagem adequada para os diferentes tipos de deficiência, pois é por meio dela que conceitos podem ser abstraídos e auxiliar no desenvolvimento cognitivo. O artigo divide-se três partes: (1) problematização da prática docente, destacando-se a importância da mediação e do desenvolvimento cognitivo de alunos com deficiência; (2) descrição da experiência de capacitação docente, proporcionando um espaço de debate e proposição de ações inclusivas; e (3) discussão dos resultados e contribuições dos estudos de Vygotsky para a realidade da sala de aula na escola inclusiva. Aprova a Mudança e Consolida o Estatuto do Instituto Federal do Paraná. It is concluded that historical-cultural psychology and historical-critical pedagogy could be a fundamental element to construct strategies for teacher training on inclusion of students with stabilities. Introducción I. Contudo, para a sociedade capitalista, não é interessante a inclusão, pois uma pessoa com deficiência pode não produzir tanto quanto um trabalhador sem deficiência, além de acarretar custos com a adaptação do ambiente laboral. Houve a demonstração de que a formação, na busca de um horizonte diferenciado, aproximou-se da realidade do professor e permitiu aos profissionais da educação uma reflexão sobre o processo inclusivo e sobre o trabalho docente nesse ambiente de inclusão. Para a consolidação de um processo comunicativo relevante, por meio de uma linguagem acessível e que promova uma mediação que possibilite o aprendizado, é fundamental entender a realidade desse aluno com deficiência, sua prática social e visar, com a ação pedagógica, transformar qualitativamente sua participação social. O período que ocorreu o curso de formação abrangeu outubro de 2014 a setembro de 2015, e teve como público-alvo profissionais da rede municipal que atuavam com a Inclusão Escolar: professores de classes especiais, professores de salas de recurso, professores de escolas especiais, professores de sala regular com alunos inclusos, pedagogos e diretores. Nesse sentido, Ferreira e Smeha, no artigo intitulado "Prazer e sofrimento docente nos processos de inclusão escolar", destacam, em pesquisa com professores atuando na inclusão de estudantes com deficiência, que: Na pesquisa, os professores foram unânimes em afirmar sentimentos de despreparo para trabalharem junto às crianças com necessidades especiais. 262-268, 2019, DOI: https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i3.0005. Tomo V. Trad. Ainda, os autores afirmam: No entanto, dominar a teoria, sem que ela sirva para orientar a prática, é de pouca valia. Lev S. Vigotsky: la psicología cultural y la construcción de la persona desde la educación. This article aims to report and discuss the results of an extension project about teacher education, focusing on school inclusion. 2009. PSICOLOGIA PEDAGOGICA. sus vidas. Campinas: Autores Associados, 2015. teoría de las etapas del (no se suponen datos (memoria) y ciertos cada una de ellas; su. Psicologia e pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. bienestar y la dignidad de todas las personas, construyendo el respeto por sí mismos y el respeto por los. É possível, assim, concluir que a psicologia histórico-cultural, juntamente com a pedagogia histórico­ crítica, podem ser elementos fundamentais para embasar e construir estratégias para a preparação dos docentes para a inclusão dos alunos com deficiência, visando uma formação cidadã e emancipadora. Não se trata de uma sequência lógica ou cronológica; é uma sequência dialética. Fundamentos de defectologia. Vale ressaltar que, na terceira questão, objetivou-se avaliar o curso em seus aspectos positivos e negativos. Contenidos. Por meio desse processo, humaniza-se, pois, ao humanizar a natureza, liberta-se. de Maria del Carmen Ponce Fernandez. O artigo divide-se três partes: (1) problematização da prática docente, destacando-se a importância da mediação e do desenvolvimento cognitivo de alunos com deficiência; (2) descrição da experiência de capacitação docente, proporcionando um espaço de debate e proposição de ações inclusivas; e (3) discussão dos resultados e contribuições dos estudos de Vygotsky para a realidade da sala de aula na escola inclusiva. Keywords: Historical-cultural psychology, Inclusive education, Teacher formation. efetivamente, em busca de teóricos e de abordagens, destacando-se de imediato quando eles não lhes permitem "articular teoria e prática", respondendo, prontamente, aos impasses que enfrentam em sala de aula (DAVIS et al., 2012, p.64). Dessa forma, justifica-se a real necessidade de abordar e qualificar os servidores municipais a respeito dessa temática: Inclusão Escolar. Traducción de: Dialogic Inquiry Texto sobre las teorías socioculturales de la educación, apoyado fundamentalmente en las ideas del psicólogo Lev Semiónovich Vigotski y del lingüista M.A.K . Abstract: Vê-se, portanto, na visão marxiana, que há necessidade de uma práxis que considere a indissociabilidade da teoria e prática, a qual é dialeticamente constituída. VYGOTSKY, Lev Semiónovic. A ideologia Alemã. Un curso breve. ISSN 2175-5604. O professor não pode fazer esse tipo de corte. Fundamenta-se a proposta no sentimento de inquietação e despreparo dos docentes para trabalhar com o aluno com deficiência física e intelectual. Essa discussão lembra a segunda tese de Marx sobre Feuerbach (2007), em que afirma: A questão de saber se cabe ao pensar humano uma verdade objetiva - não é uma questão da teoria, mas sim uma questão prática. 2016. Acesso em: 10 jul. Sobre isso, os autores, no artigo intitulado Inclusão escolar, subjetividade e docência, concluem: [...] a criação de um espaço "não coercitivo" e "não diretivo" oferecido aos professores é um ótimo instrumento de apoio para concretização da Inclusão Escolar. Esclarecida a problemática e as categorias de análise, apresenta-se o relato do projeto em questão: o Curso de Extensão nominado "Capacitação de Professores da Rede Municipal da Cidade de Campo Largo sobre a Inclusão Escolar". A importância dessa discussão reside na necessidade de proporcionar ao aluno instrumentos adequados e docentes preparados para proporcionar uma mediação significativa, que colabore no desenvolvimento cognitivo da criança. Formação social da mente. SAVIANI, Demerval. Em síntese, chama a atenção o fato de o curso ter sido muito bem avaliado em seus objetivos, importância e qualidade dos temas, palestrantes/facilitadores e coordenação. La colección de artículos de los conocidos psicólogos sovieticos que presentamos, en directa polemica . A tarefa do professor, por meio da comunicação, ou seja, com uma linguagem clara e adequada que alcance o desenvolvimento ontogênico de cada aluno (com ou sem deficiência), não é apenas apresentar conceitos novos já construídos, e sim demonstrar como a utilização de um conceito antigo ou a não utilização de um conceito novo gera contradições e incertezas. Questionário de Avaliação: Curso de Extensão. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, Revista Conexão UEPG, vol. Fundamenta-se a proposta no sentimento de inquietação e despreparo dos docentes para trabalhar com o aluno com deficiência física e intelectual. Disponível em: http://reitoria.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2010/06/Estatuto-consolidado-atualiza%C3%A7%C3%A3o-06.02.2015.pdf. As questões 1 e 2 eram objetivas. Alguns direcionamentos podem ser encontrados nas seguintes reflexões: (1) Saviani explica como a mediação é importante tanto para a pedagogia histórico-crítica quanto para a psicologia histórico-cultural, contudo, o objetivo final desse processo é "de produzir, em cada individuo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens" (SAVIANI, 2014, p.40). Criaram-se políticas públicas e legislações voltadas à inclusão escolar, que refletem na formação do professor, mas as condições reais nas escolas ainda não propiciam a efetivação desse ideário. Segundo um oficio enviado ao IFPR - Campus Campo Largo, os profissionais da educação que atuam diretamente com as crianças do município são em tomo de 1.278. Percebemos, com isso, que o espaço adequado de discussão pode ajudar ao docente até mesmo em seu suporte psicológico. la estructura del de dominio). 2018. O Desenvolvimento do Psiquismo e a Educação Escolar: contribuições à luz da psicologia histórico cultural e da pedagogia histórico crítica. A educação deve ser analisada sob esse prisma, entendendo que há processos diferenciados de acesso aos conhecimentos historicamente adquiridos por diferentes sujeitos. Algo semelhante ocorre com a questão da inclusão escolar. Percebe-se que é necessário promover uma mudança na práxis dos docentes e que seu fundamento não pode ser somente formal, isto é, por meio de documentos e legislações. Martins (2015), discorrendo sobre as contribuições, de que ambas as proposições podem auxiliar na superação das condições desiguais de humanização, entende que: É a serviço do desenvolvimento equânime dos indivíduos que a educação escolar desponta como um processo ao qual compete oportunizar a apropriação do conhecimento historicamente sistematizado - o enriquecimento do universo de significações -, tendo em vista a elevação para além das significações mais imediatas e aparentes disponibilizadas pelas dimensões meramente empíricas dos fenômenos (MARTINS, 2015, p.272). Com base nos dados do site da Prefeitura e no relato da coordenadora do Departamento de Educação Especial, fez-se necessária a oferta de uma capacitação aos docentes para que pudessem melhorar o atendimento educacional especializado, pois capacitar docentes colabora para a formação integral das crianças e adolescentes com deficiência, proporcionando-lhes a capacidade de enfrentar os desafios e as adversidades sociais. 6 pero su formación era teológica y filosófica. Abaixo, segue a Tabela 1, com a temática e data de cada encontro. Convergindo para esse objetivo que as parcerias entre as esferas do poder público, a saber, do Instituto Federal e da Prefeitura Municipal, propuseram a efetivação da formação continuada de professores e, assim, promover, mesmo que de forma embrionária, a transformação do ambiente escolar e uma formação de melhor qualidade e menos excludente. Negar a alguém o acesso à educação pode significar negar-lhe o direito de sua humanidade. Durante a realização do curso, como não poderia deixar de ser, levantaram-se algumas questões interessantes a serem discutidas. Relación entre aprendizaje y desarrollo psico-intelectivo del niño en . Para eles, a angústia referente à diversidade na sala de aula perpassa pela necessidade de adotar práticas que englobam várias formas de mediação para que o aprendizado seja possibilitado. Revista Educação Especial, Santa Maria, n. 31, p. 37-48, 2008. SMEHA, Luciane N., FERREIRA, Iolete de Vlieger. E esse aluno que ele tem de educar. A segunda questão está relacionada ao atendimento das expectativas dos participantes em relação à realização do curso: 95% afirmaram que o curso atendeu plenamente suas expectativas e apenas 5% afirmaram que foi parcialmente atendido. EIS mais um salto qualitativo decisivo para a afirmação da natureza social humana A imagem mental passa a ser denominada por palavras da linguagem, constando, assim, o status de signo, convertendo-se em ideia a ser exposta e transmitida pela forma de juízos e conceitos (MARTINS, 2015, p. 9). En aquella época el país formaba parte del Imperio Ruso, que todavía era gobernado por un zar, si bien el movimiento revolucionario que habría de dar paso al surgimiento de la Unión Soviética no tardaría en . Vygostsky (1997) conduziu estudos para compreender a importância da mediação e seus impactos nas funções psicológicas e formação da mente. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12463. Por ser um questionamento aberto, destacam-se os seguintes aspectos descritos como positivos, por ordem de mais citados: grau de conhecimento dos participantes; variedade de assuntos abordados sobre inclusão; organização; troca de experiências; acolhimento, esclarecimento de dúvidas; espaço físico; aprendizado; busca de novos olhares; envolvimento da coordenadora; prática docente; horário; iniciativa da instituição; localização; recursos e reflexões sobre o cotidiano escolar. São Paulo: Martins Fontes, 1991. Entende-se, assim, que tanto os sujeitos quanto as instituições são fruto das condições objetivas às quais estão submetidos dialeticamente. 1. Conclui-se, pelos dados analisados, que o curso trouxe alguns resultados esperados desde sua proposta de formação, dentre eles: uma formação diferenciada da qual parte da realidade do professor, entendendo suas angústias e problemas reais e permitindo a troca de experiências. Trata-se, enfim, de um mesmo e indiviso processo que se desdobra em seus momentos constitutivos. Os procedimentos da análise: a formação docente. A questão 4 era discursiva e solicitava que o participante respondesse três questionamentos. El desarrollo humano y los derechos humanos se refuerzan mutuamente, ayudando afianzar el. São Paulo: Cortez, 1985. Tendo como foco essa discussão, buscou-se, na formação de professores, proporcionar um espaço de discussão para a consolidação de uma escola inclusiva. Baseado na discussão de Davis et al. O autor mostra que a psicologia histórico­ cultural pode contribuir na formação do professor para uma educação inclusiva, tendo em vista que ela considera o ser humano em sua integralidade, entendendo que ele é fruto de um processo histórico. DOMINGUES, Taciano L. C.; CAVALLI, Mariana R. Inclusão escolar, subjetividade e docência. 63-83,_jun._ 2012 . Seria um momento para problematizar e encontrar ressignificação no exercício docente que, cada vez mais, precisa ser alicerçado no respeito à diversidade humana (SMEHA; FERREIRA, 2008, p.45). Saviani, explica, de forma dialética, que "a pedagogia histórico-critica é mediação para que a psicologia histórico-cultural [...] e a psicologia histórico-cultural é mediação para que a pedagogia histórico-critica se construa como a ciência dialeticamente fundada da formação humana (SAVIANI, 2015, p.41). A controvérsia acerca da realidade ou não realidade do pensar - que está isolado da práxis - é uma questão puramente escolástica (MARX, 2007, p. 28). Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Algunos aspectos de la relación recíproca entre educación y desarrollo de la personalidad (G. S. Kostiuk) 3. MARTINS, Ligia Márcia. Não é uma tarefa fácil, mas é possível de ser alcançada, afinal, para Leontiev et al. Das 43 avaliações, obtiveram-se os seguintes resultados: 88% consideraram o cumprimento do programa ótimo e 12% bom; todos avaliaram que a interação da coordenadoria da capacitação como ótima; 95% afirmaram que era ótimo o domínio do assunto pelos palestrantes; 91% consideraram ótimo o esclarecimento das dúvidas, e 81% avaliaram como ótimo o uso de recursos didáticos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. In book: El legado pedagógico del Siglo XX para la escuela del Siglo XXI (pp.207-227) Chapter: Lev S . It is divided into three parts: (1) the problematization of the teaching practice, highlighting the importance of mediation and cognitive development of students with disabilities; (2) the description of the teacher training experience, which provided opportunity to propose and debate inclusive practises, and (3) the discussion of the results and possible contributions of Vygotsky’s studies to the reality of the inclusive school classroom. (FERREIRA; SMEHA, 2008, p.45). História das ideias pedagógicas no Brasil. Online Library Vigotski L S Obras Completas Tomo V Fundamentos De (Histedopr), vinculado à Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), humana. Como forma de avaliação dessa formação, aplicou-se um questionário (anexo), totalizando 43 avaliações respondidas. Avanços significativos nessa direção foram realizados pela corrente da psicologia histórico-cultural desenvolvida por Vigotski e seus colaboradores com relevantes implicações pedagógicas e importantes contribuições de caráter didático (SAVIANI, 2015, p.40). Marx compreende que é pela prática (trabalho) que o homem domina a natureza, objetivando-a. Dentre as carências que geram inquietações estão a falta de preparo para trabalhar com alunos com deficiência; falta de espaços para discussão de experiências, espaços físicos inadequados e falta de recursos didáticos. A última questão aberta buscou compreender a percepção dos participantes sobre a iniciativa da instituição na formação dos professores sobre a temática da Inclusão Escolar: dos 43 questionários aplicados, 33 consideraram ótimo o curso de extensão oferecido pelo IFPR, em parceria com a Prefeitura, destacando que a formação promove a cultura de uma escola inclusiva e proporciona o crescimento pessoal dos professores. Resolução 13 de 01 de setembro 2011. Sendo assim, a chave para a reflexão objetiva e construção dos conceitos relacionados à Inclusão Escolar perpassa pelo trabalho docente (prática), e suas condições concretas.